Aula aberta para divulgação junto ao DEART e PPGAC

A AULA ABERTA “Trajes de cena no Brasil: metodologias de análise” apresentará alguns resultados da pesquisa de pós-doutorado realizada na Escola de Comunicação e Artes da USP, pela professora Luciana Crivellari Dulci (PPGAC-UFOP). A pesquisa fez um levantamento em dados secundários, junto aos PPGACs filiados à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE), dos estudos (teses e dissertações) desenvolvidos a partir de análises das imagens dos trajes utilizados em espetáculos teatrais. Dados tais como as técnicas de investigação utilizadas para realizar as leituras de significados junto aos trajes de cena, considerando-os como parte relevante da caracterização e tecitura cênica. O objetivo deste estudo foi identificar e compor um inventário das metodologias de pesquisa utilizadas nestas análises, para auxiliar futuros pesquisadores em novos estudos que tratem desta temática, com o propósito de conhecer a importância simbólica do traje de cena para a composição das imagens cênicas e suas poéticas. E assim, colaborar com as discussões epistemológicas do campo científico concernente às Artes.