Alba Pedreira Vieira
Doutora em Dança (Temple University/EUA) e pós-doutorado em Artes Cênicas (UFBA). Professora fundadora-pesquisadora dos Cursos de Dança da Universidade Federal de Viçosa. Membro do Comitê Editorial da Art Research Journal e da Revista Arte da Cena. Organizou os livros Educação para as Artes (2010) e Arte e Violência: Ensaios em Movimento (2017). Tem capítulos de livro e artigos publicados no país e exterior. Diretora e intérprete-criadora da Mosaico Cia de Dança Contemporânea. Apresentou performances, instalações, espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas artísticas em diversas cidades do Brasil e em outros 12 países. Atua com processos de criação em dança contemporânea e performance, prática como pesquisa, somática, história da dança e improvisação.
Alex Beigui de Paiva Cavalcante
Artista-pesquisador e docente da UFOP, professor permanente do Programa de PPGAC e do PosLetras. É líder do DRAMATIC - Grupo de Pesquisa em Dramaturgia: Teorias, Intermídias e Cena Cultural (CNPq) e membro do Grupo de Estudos Irlandeses (CNPq). Pesquisas nas áreas de fronteira: artes cênicas, interfaces e outras linguagens (teatro, cinema, dança, performance e literatura), com ênfase no campo expandido da dramaturgia. Atualmente, seu campo de atuação envolve três eixos: 1. Corpos e Deficiência em Cena / Disability Studies (Coordenou o Grupo de Dança Roda Viva criado por Edson Claro); 2. Dramaturgia Comparada; 3. Performances da Escrita e Performances da Leitura. Os resultados de suas pesquisas, além do Brasil, vêm sendo apresentados em vários outros países, entre eles: Portugal, Áustria e Suíça.
Clóvis Domingos dos Santos
Artista, pesquisador cênico, professor e crítico no site Horizonte da Cena. Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral (com bolsa CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP pesquisando crítica e cena contemporânea. É membro da Seção Brasileira da AICT (Associação Internacional de Críticos Teatrais). Atuou como crítico e mediador em eventos como: MITsp, Festival de Teatro de Curitiba, Palco Giratório, FIAC (Bahia), Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, FETO (Belo Horizonte), PAN (Potências das Artes do Norte), entre outros. Tem textos e ensaios publicados em revistas brasileiras acadêmicas e de cultura. Suas áreas de interesse são: História, teoria e crítica do Teatro Brasileiro.
Éden Silva Peretta
Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos pelo Departamento de Música e Espetáculo da Università di Bologna (2010), na Itália. Pesquisador visitante junto à mesma universidade (2018) e pós-doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2019). Artista da dança e Professor Associado junto ao Departamento (DEART) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. Autor do livro "O soldado nu: raízes da dança butô" (Perspectiva, 2015) e organizador da obra "Corpolítico: corpo e política nas artes da presença" (UFOP, 2018). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos - investigações em dança. Pesquisa o corpo na arte, principalmente nas múltiplas relações entre o teatro, a dança e a Filosofia.
Eder Rodrigues da Silva
Artista da cena, pesquisador e docente. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. É Professor Adjunto do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB. Doutorado (2017) e Mestrado (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais com pesquisa sobre a dramaturgia contemporânea, a gênese coletiva dos processos de criação e as teatralidades da América Latina. Graduado/Licenciado em Teatro pela Faculdade de Belas Artes da UFMG. Profissional das Artes Cênicas e escritor. Área de atuação: Teatro Latino-Americano; Dramaturgia no campo expandido: textos, poéticas e processos de criação; Reconfigurações do papel do/a dramaturgo/a na cena contemporânea; Dimensões estéticas e políticas do texto dramático nas artes da cena.
Nina Caetano (Elvina Maria Caetano Pereira)
Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP e professora adjunta na UFOP, atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. No PPGAC, está vinculada à linha de pesquisa “Processos e Poéticas da Cena Contemporânea”, tendo como principais temas: “Performance e Política” e “Modalidades Liminares na Cena Contemporânea”. É performer, ativista feminista e pesquisadora da cena contemporânea, realizando trabalhos que envolvam as relações estético-políticas entre feminismos e performance. Desde 2013, coordena o NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAS integrado por estudantes dos cursos de Artes Cênicas da UFOP e junto ao qual desenvolve ações que vão de mostras artísticas até a produção de podcasts, palestras, rodas de conversa e oficinas.
Ernesto Gomes Valença
Professor de Pedagogia do Teatro da UFOP. Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2014), possui Mestrado pela mesma instituição (2010) e graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo- ECA/USP (2002). Foi professor do Teatro Universitário da UFMG. Realiza pesquisa sobre as múltiplas dimensões do jogo no teatro, abordando elementos práticos e teóricos e levando em conta aspectos políticos, sociais, artísticos, técnicos e filosóficos da questão do jogo teatral dentro e fora do teatro. Atenção especial é dada às experiências de integração de aparelhagens audiovisuais, sonoras e tecnológicas à cena, entendidas como uma vertente de jogo com a tecnologia.
Luciana Crivellari Dulci
Doutora em Sociologia pela UFMG e professora associada da UFOP, atuando no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Vice-líder no grupo do CNPq "Imagens no vazio: escrita e teatralidades". Membra da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda e da Comissão Científica do Colóquio de Moda (Congresso Internacional), desde 2013. Foi presidenta do Comitê de Pesquisa em Ciências Humanas, Letras e Artes da UFOP, de 2014 a 2018 e compôs o Comitê Científico do Simpósio de Formação e Profissão Docente (Congresso Internacional), de 2011 a 2018. Pesquisa os temas: Imagem, Teatralidade e Corporeidade; Figurino, Traje de cena, Indumentária e Moda; Pesquisa Social e Histórica; Práticas Sociopolíticas; Cultura, Sociabilidade e Linguagem; Educação, Arte e Sociedade e Métodos de Pesquisa.
Luciana da Costa Dias
Pós doutorado no Center for Performance Philosophy, da University of Surrey, Inglaterra. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora Associada de Teoria da Arte e Estética no DEART/IFAC/UFOP, no PPGFIL e no PPGAC. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: APORIA: Núcleo de Estudos em Filosofia e Performance (líder), do qual é fundadora. Sua área de pesquisa principal é Filosofia da Arte e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica e Fenomenologia da Arte; História da Arte e História da filosofia; Crise da Modernidade e Niilismo; Metafísica; História das Artes Cênicas; Estética Teatral; Relações entre Teatro e Filosofia; Teatro e (crise da) modernidade; Crise do Drama; Tragédia e contemporaneidade; Fenomenologia do Teatro e Fenomenologia da Performance. Filosofia da Performance.
Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi é professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART). Atua como professor permanente no PPGAC/UFOP, cuja linha de pesquisa é Processos e Poéticas da Cena Contemporânea. Atua também na condição de Professor Colaborador no PPG Artes - UFMG, na linha de pesquisa Artes da Cena. Sua pesquisa tem como principais eixos norteadores: 1- As noções de performatividade; 2- Os conceitos operativos da arte da performance 3- O teatro pós-dramático como possibilidade de ensino teatral contemporâneo. Atualmente é presidente do colegiado de Licenciatura (DEART). Coordenador do projeto de pesquisa "Transeuntes- Estudos sobre performance", cadastrado pelo CNPQ.
Neide Das Graças de Souza Bortolini
Graduada e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Mestrado em Literatura Brasileira: literatura infantil na Faculdade de Letras e doutorado em Artes no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto no Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, no Departamento de Artes Cênicas: Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Integra o Grupo de Pesquisa Imagens no vazio: escrita e teatralidades. Áreas de pesquisa: interfaces entre literatura, teatro, imagem e educação.
Paulo Marcos Cardoso Maciel
Professor doutor adjunto do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Em sua formação acadêmica e na atuação como pesquisador, nos cursos ministrado e nos projetos desenvolvidos, têm reunido a graduação em História, cursada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com as Artes Cênicas, através do mestrado e do doutorado cursados no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da sua trajetória como pesquisador da área de Artes tem se dedicado à história e historiografia das artes cênicas, particularmente, no Brasil.
Raquel Castro de Souza
Doutora em Artes, na linha de pesquisa Artes da Cena, pela EBA-UFMG com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) no Centro de Pesquisa Eur'ORBEM (Université Paris-Sorbonne/CNRS). É professora na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. No PPGAC, está vinculada à linha de pesquisa “Processos e Poéticas da Cena Contemporânea”, tendo como principais temas: "Teatralidades contemporâneas"; "Princípios e práticas de atuação nos séculos XX e XXI"; "Poéticas da encenação"; "Performatividades e política". É atriz e diretora de teatro, idealizadora do Coletivo Mulheres Encenadoras (Belo Horizonte) e pesquisadora no eixo Performatividade e Política do grupo de pesquisa CRIA - Artes e Transdisciplinaridade (CNPQ/EBA-UFMG).
Ricardo Carlos Gomes
Ator, diretor, pedagogo e pesquisador das Artes Performativas, atuou como ator e diretor em diversos países das Américas, Europa e Ásia, participando de numerosos festivais internacionais e colaborando intensamente com Mestres do teatro e da dança do Ocidente e do Oriente. Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral (1987) e Mestre em Teatro (2000) pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Doutor em História, Teoria e Técnica do Teatro e do Espetáculo pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (2007); Pós-doutorado na UFMG (2016-2017). Professor associado de interpretação teatral no DEART/UFOP, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e coordenador do Laboratório de Yoga da Atuação, com pesquisas sobre a atuação (perspectiva intercultural e transcultural).
Stela Regina Fischer
Pós-doutora em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (2020); Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2017); Mestre em Artes (Teatro) pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, com Habilitação em Interpretação Teatral (1998) e Direção Teatral (2000). Sua tese de doutorado "Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana" recebeu o Prêmio Capes de Tese - Edição 2018, como melhor tese em Artes. É fundadora e integrante do Coletivo Rubro Obsceno, na cidade de São Paulo, no qual vem realizando projetos artísticos e sociais sob a perspectiva de uma cena com ênfase nos feminismos e nos estudos de gênero, com diferentes grupos de mulheres.
Stephan Arnulf Baumgärtel
Mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto Encontro com Dramaturgo da UDESC que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Enquanto pesquisador, investiga principalmente as modalidades de poéticas políticas teatrais na contemporaneidade e modalidades não-miméticas de encenar textos teatrais não-dramáticas. Leciona principalmente nos seguintes campos: dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, teatro performativo, análise da encenação teatral.