Egressos(as) PPGAC

EGRESS0(A)

TITULO

ORIENTADOR(A)

ANO DA TITULAÇÃO

ADRIANA DA SILVA MACIEL

O tempo-ritmo em Grotowski e Stanisláviski: possíveis contribuições para o treinamento do ator

RICARDO CARLOS

2016

BARBARA DE SOUZA CARBOGIM

Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata

ÉDEN SILVA PERETTA

2016

DANIEL MARCOS PEREIRA MENDES

Estudos de processos de composição cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante ocupação cênica e a coabitação teatral

ROGERIO SANTOS DE OLIVEIRA

2016

GABRIELA DE OLIVEIRA GONCALVES

Princípios técnicos de Martha de Graham: singularidades de uma poética

ÉDEN SILVA PERETTA

2016

GUSTAVO MOREIRA ALVES

Crise de drama no asfalto brasileiro: a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues

BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA

2016

LUIZ CARLOS COSTA SARTO

A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz: percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus

ROGERIO SANTOS DE OLIVEIRA

2016

MATHEUS SILVA

Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia

LUCIANA DA COSTA DIAS

2016

NIEVE MATOS DA SILVA

Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação

LUCIANA DA COSTA DIAS

2016

PAULO RICARDO MAFFEI DE ARAUJO

A performatividade como um elemento desterritorializador na encenação contemporânea

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2016

ROBISON BRENO OLIVEIRA CARVALHO

A construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor: análise do processo de criação do espetáculo '' Maria que virou Jonas'' da diretora Cibele Forjaz

ROGERIO SANTOS DE OLIVEIRA

2016

ANDREA SANNAZZARO RIBEIRO

Presença e comédia: o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838 - 1847)

LUCIANA DA COSTA DIAS

2017

ANTONIO APOLINARIO DA SILVA

Para além do figurino: peles em processo como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio

RICARDO CARLOS GOMES

2017

CAROLINA DE PINHO BARROSO MAGALHAES

O corpo limiar e a passagem de impulsos com elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski

RICARDO CARLOS GOMES

2017

EDUARDO DIAS DOS SANTOS

Por trás do nariz vermelho: breve história de um palhaço brasileiro

DAVI DE OLIVEIRA PINTO

2017

EVERTON DA SILVA JOSE

Dimensões política e estética no show opinião

ELEN DE MEDEIROS

2017

FREDERICO ALVES CAIAFA

[10]Obediência cênica

ALINE MENDES DE OLIVEIRA

2017

LETICIA GOUVEA ISSENE

Para achar a água é preciso descer terra adentro: o popular como estrátegia política em ''Chapetuba Futebol Clube''

BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA

2017

ROBERTO HENRIQUE DE LIMA ALEXANDRE

As ações de convívio, o teatro documentário e o documento vivo no experimento cênico

ALINE MENDES DE OLIVEIRA

2017

THAIZ BARROS CANTASINI

Por Marias e Evas - potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2017

THIAGO CARVALHO MEIRA

Os jogos e o imaginário: infância, subjetividade e conhecimento

NEIDE DAS GRACAS DE SOUZA BORTOLINI

2017

ANA AMARAL NUNES PEREIRA

O espectador nos trilhos da emancipação: práticas de mediação teatral com estudantes da educação de jovens e adultos

DAVI DE OLIVEIRA PINTO

2018

BRUNO QUIOSSA CARVALHO

Ficcionalização de fato real: processo de criação teatral a partir de notícias 

LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

2018

CRISTIANO DINIZ AGUIAR

Luz e criação cênica: inquietações de um ator-iluminador

RICARDO CARLOS GOMES

2018

EMERSON FERNANDES PEREIRA

Caminhos da meditação teatral: refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto 

DAVI DE OLIVEIRA PINTO

2018

ESTELA VALE VILLEGAS

Interfaces Performance & Jogo, Ritual e Fluxo

ERNESTO GOMES VALENCA

2018

FELIPE EDUARDO LOPES DA CUNHA

Percurso: uma prática teatral a partir da cidadee na cidade

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2018

GABRIEL CESAR PEREIRA

O espetáculo na capoeira de rua de Mariana, Minas Gerais: teatralidade e musicalidade como resistência em cena

ERNESTO GOMES VALENCA

2018

GERALDO MAGELA SILVA ROCHA

Diante do espelho: estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto 

LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

2018

LIVIA MARA GOMES DO ESPIRITO SANTO

Tensionamentos e Aproximação entre Arte e Instituição Pública: Um Estudo de Caso da Companhia de Dança Palácio das Artes (2000-2016)

EDEN SILVA PERETTA

2018

LUCIANA RAMIM

FluxoFrame: interfaces entre o vídeo e a cena: relatos de experiências com o Agrupamento Andar7

ALINE MENDES DE OLIVEIRA

2018

MARCELO MARQUES TEIXEIRA

O andarilho: a recriação de um terceiro corpo a partir da mímisis corpória de afetos grotescos

RICARDO CARLOS GOMES

2018

NICOLAS CORRES LOPES

A sala de ensaio: o ensaio informe do ator na criação teatral

ROGERIO SANTOS DE OLIVEIRA

2018

OTAVIO NEVES

Nós: entrelaçamento do som e imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do grupo galpão

ELEN DE MEDEIROS

2018

PAOLA CYNTHIA MOREIRA BONUTI

A constrição de uma estética da existência através do trabalho do ator sobre si  

LUCIANA DA COSTA DIAS

2018

SAMIR ANTUNES DA SILVA

Da presença de teatralidades na obra literária do quixote: entre imagens cênicas

NEIDE DAS GRACAS DE SOUZA BORTOLINI

2018

WINNY SILVA DA ROCHA

Performance preta: encruzilhadas entre a arte e política

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2018

FELIPE MORATORI PIRES

O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena

LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

2019

FREDERICO LEVI AMORIM

Gestos performativos com atos de subversão: corpas-monstro na cena contemporânea

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2019

LUCIANA ARAUJO CASTRO

Sobre a habitar e um teatro que habita

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2019

MATHEUS BORELLI DOS SANTOS

Pulsões da teatralidade: a cena do olhar à fábula do espectador

ELEN DE MEDEIROS

2019

PANMELLA KELEN RIBEIRO COSTA

As dimensões táteis e micropolíticas na dança contato improvisação 

EDEN SILVA PERETTA

2019

PAULO CARDOSO DE SANTANA

Iluminação e jogos: contribuições para a formação do ator

ERNESTO GOMES VALENCA

2019

RAFAEL RODRIGUES CARVALHO

Acontecimento e convívio no ato de espectar: Práticas de Trans/Formação do Espectador Teatral

ROGERIO SANTOS DE OLIVEIRA

2019

TAMIRA MANTOVANI GOMES BARBOSA PIZARRO

Antonin Artaud e a desconstrução:do teatro da crueldade ao corpo sem orgãos

LUCIANA DA COSTA DIAS

2019

ALMANDO JOSE STORCK JUNIOR

Rainha[(s)] : olhando através do vazio entre atriz/ator e personagem.

PAULO MARCOS CARDOSO MACIEL

2020

BRENDA CAMPOS DE OLIVEIRA FREIRE

Teatro para as infâncias:Teatro para as infâncias: uma concepção plural e contemporânea

NEIDE DAS GRACAS DE SOUZA BORTOLINI

2020

BRUNO MORAES REGENTHAL

Formação de espectadores em Ouro Preto: contexto e convívio

MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI

2020

FREDERICO D'PASCHOAL CONTARINI DA SILVA

Los pajaros se van con la muerte: estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano

PAULO MARCOS CARDOSO MACIEL

2020

GABRIEL MIRANDA COELHO

O jogo político no campeonato interdrag de gaymada de belo horizonte e suas inspirações

ERNESTO GOMES VALENCA

2020

ITAMAR SALVIANO BORGES DE ARAUJO

Som e(m)cena: sonoridades negras nas artes da presença

ALINE MENDES DE OLIVEIRA

2020

JULIA SANT ANNA DOS SANTOS VERAS

Rastros cênicos - um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras

LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

2020

MARCIA CRISTINA DA SILVA SOUSA

Insurgências corporais: performances pretas como práticas de
[re]existência

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2020

RAÍSSA PALMA DE SOUZA SILVA

Rressonância de um mito: antígonas no século XX

PAULO MARCOS CARDOSO MACIEL

2020

THAIS ALESSANDRA MARTINS DA CRUZ

Palavra (per)formada : corpos diaspóricos e diferenciados na criação cênica contemporânea.

ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE

2020

THAIS LOPES SANTOS DE AZEVEDO

Corpo em cruzo: uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny

EDEN SILVA PERETTA

2020

AMANDA MARCONDES

Mulheres artistas: reflexulheres artistas: reflexões feministas sobre redes de reflexulheres artistas: reflexões feministas sobre redes de colaboração e criação no contexto latino-americano

ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

2021

CARMEN LORENA JAMARINO ANDRADE PARREIRA

A construção do papel a partir de Komstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter

LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

2021

ANDREY TAMAROZZI LIMA

Linhas cartográficas no trabalho do ator

RICARDO CARLOS GOMES

2021

DANIELA DE CASTRO LIMA

Análise ativa e alvo: reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel

RICARDO CARLOS GOMES

2021

GUSTAVO FERREIRA DE O. SAMPAIO

Musicalidades, sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão

ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE

2021

LUIS GUSTAVO FERIGATI PEREIRA

A origem e as sombras: interseções entre ritual, memória e perfomance

LUCIANA DA COSTA DIAS

2021

EDUARDO MIELE DAL SECCO JUNIOR

Contos de poder: A visão do clown do Solar da Mímica entre Antonin Artaud e Carlos Castaneda

 

2022

MARINA DE NOBILE DA SILVEIRA

O corpo sem órgãos como resistência visceral: atravessamentos a partir do corpo-obra de Antonin Artaud

 LUCIANA DA COSTA DIAS

2022

RICARDO JOSE CORREIA MAIA

Virtualidades ciborgue: poéticas de uma cena expandida

 LUCIANA DA COSTA DIAS

 

2022

SAMUEL LEANDRO DE ALMEIDA

Trajetória do espetáculo em Leopoldina: um recorte sobre as Artes Cênicas no
interior mineiro durante o final do século XIX e início do século XX

ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE

2022