As diretoras atuais no Brasil e Chile: rastreamentos, empoderamentos e estéticas femininas no teatro contemporâneo - Professora Letícia Andrade (Letícia Mendes de Oliveira), sob supervisão da Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa

A professora Leticia Mendes de Oliveira está realizando sua pesquisa de pós doutorado intitulada: As diretoras atuais no Brasil e Chile: rastreamentos, empoderamentos e estéticas femininas no teatro contemporâneo, sob a supervisão da Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa, na UFMG, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras.

Atualmente, além de criar uma página no Facebook, nomeada Diretoras teatrais e encenadoras (https://www.facebook.com/groups/diretorasteatrais/), escrevendo artigos e entrevistando diretoras, está produzindo videoaulas sobre as diretoras mineiras, que estão sendo veiculadas pelo Youtube do BDMG Cultural.

A Primeira aula do minicurso “Diretoras mineiras: uma história presente” é elaborada pelo coletivo Mulheres Encenadoras para o projeto Rede de Conhecimento do BDMG Cultural.
O objetivo é contribuir com a construção e divulgação do conhecimento sobre as artes cênicas mineiras dando destaque para suas diretoras, historicamente invisibilizadas, e para a enorme relevância de suas obras na cena teatral brasileira.

Apresentamos as trajetórias das diretoras Haydée Bittencourt, Cida Falabella e Ione de Medeiros, além das coreógrafas Suely Machado e Dudude, explorando seus principais trabalhos, pesquisas de linguagem e desafios enfrentados ao longo de suas vidas no teatro.

A professora Aline Mendes de Oliveira, também professora do PPGAC, participa dessa primeira videoaula falando sobre as coreógrafas mineiras.

A professora Letícia Mendes de Oliveira aborda brevemente a longa trajetória de mais de quarenta anos de trabalho teatral da diretora Cida Falabella.

A segunda aula está no ar do minicurso “Diretoras mineiras: uma história presente” elaborado pelo coletivo Mulheres Encenadoras para o projeto Rede de Conhecimento do BDMG Cultural.

A aula apresenta mais 13 diretoras contemporâneas: atrizes diretoras, como Yara de Novaes, Rita Clemente, Juliana Pautilla, Marina Viana e Grace Passô ediretoras pedagogas, como Mariana Muniz, Mônica Ribeiro, Sara Rojo, Bya Braga, Papoula Bicalho e Hérlen Romão. Além disso, destacamos duas diretoras que atuam no interior de Minas Gerais: Fany Magalhães e Regina Bertola.
Minutagem:
Yara de Novaes 01’15’’
Rita Clemente 04’25’’
Juliana Pautilla 10’06’’
Marina Viana 12’45’’
Grace Passô 16’28’’
Mariana Muniz 12’45’’
Mônica Ribeiro 27’31’’
Sara Rojo 31’19’’
Bya Braga 35’43’’
Papoula Bicalho 38’46’’
Hérlen Romão 42’10’’
Fany Magalhães 45’09’’
Regina Bertola 49’52’’

O coletivo Mulheres Encenadoras foi criado no início de 2020 com o intuito de dar visibilidade às obras de mulheres diretoras de teatro, divulgar estudos e motivar jovens encenadoras. É uma rede de pesquisa, criação e compartilhamento de trabalhos de mulheres artistas da área da encenação teatral.

Aula 1 | Diretoras mineiras: uma história presente | Raquel Castro (Mulheres Encenadoras)

Aula 2 | Diretoras mineiras: uma história presente | Raquel Castro (Mulheres Encenadoras)

#encenadoras
#mulheresencenadoras