Quarentena: quando a espera se torna uma ação - Professores Éden Peretta e Bárbara Carbogim

O projeto de pesquisa e coletivo artístico Anticorpos - investigações em dança, vinculado ao PPGAC/UFOP, composto por discentes da graduação e da pós-graduação, sediado no DEART/UFOP e coordenado pelos profs. Éden Peretta e Bárbara Carbogim, propõe a intervenção "Quarentena - quando a espera se torna uma ação".

O trabalho consiste na produção e compartilhamento via redes sociais de pequenos videos-poema de 40 segundos inspirados livremente por uma leitura poética de diferentes textos de pensadorxs e filósofxs, propondo assim alguns "desusos" da filosofia. O compartilhamento teve início no dia 01 de abril e seguirá pelos próximos 39 dias. Os trabalhos podem ser acessados pelas redes do coletivo nos links abaixo:

https://www.instagram.com/anti__corpos/

https://anticorpos.wordpress.com/about/projetos/quarentena/

 

Os vídeos serão exibidos também, de forma não sequencial, pela emissora de TV aberta Rede Minas, diariamente logo após os telejornais das 12h30 e das 19h, juntamente com pequenos vídeos enviados por outros artistas mineiros dentro de um projeto maior da própria emissora.

 

Sinopse

Dez artistas da dança impedido/as de continuarem seus processos de criação na sala de trabalho devido à quarentena vivida pela/os brasileira/os com a chegada da pandemia gerada pelo COVID-19, decidem continuar suas pesquisas e produções à distância, tentando criar assim possibilidades de transformar a espera em uma ação. Livremente inspirado nos cordéis da série Pandemia da editora n-1 edições, o projeto QUARENTENA propõe criar 40 vídeos-poema de 40 segundos cada, compartilhando as reverberações artísticas de ambas as pandemias que nos atravessam neste momento.

 

Artistas-pesquisadorxs:

Amanda Marcondes
Bárbara Carbogim
Cláudio Zarco
Daniela Mara
Diego Abegão
Éden Peretta
Fernando Del
Jefferson Fernandes
Marina Freire
Vinícius Amorim